O edifício do Museu Zoroastro Artiaga: Aspectos históricos - Elysium Sociedade Cultural

Maysa Moreira Antunes*
Wilton de Araújo Medeiros*

O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga mais conhecido como Museu Zoroastro Artiaga (MUZA), está situado no lado leste da Praça Cívica no bairro Central em Goiânia-GO. O edifício do museu pode ser considerado parte das primeiras edificações construídas na cidade, teve sua construção concluída em 1942, a tempo de constar no aparato de espaço público propício à festa de inauguração da capital, ocorrida neste ano.

Projetado pelo arquiteto polonês Kazimierz Bartoszewski, o prédio possui dois pavimentos com área total de aproximadamente 950,00 m², o estilo arquitetônico é o Art Déco, característico dos anos 30 e 40 em alguns países da Europa e América (Figura 1).

E quais as características desse estilo arquitetônico presentes no edifício do museu? O edifício possui as seguintes características do estilo Art Déco: volumetria geométrica, com simetria e jogo de volumes, frisos e ornamentos feitos de gesso e pintados com cores contrastantes em relação aos demais elementos da fachada, cores policromáticas (ocre e cinza) realçando os detalhes, pilares e os ornamentos, todas as fachadas livres, entrada de acesso bem demarcada, portas feitas de ferro fundido com desenhos geométricos e o uso de platibanda com frisos escalonados (Figura 2).

 

Vale mencionar que, antes da edificação ser ocupada pelo museu, foi utilizada para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado, criado pelo o Decreto-Lei Nº 5.182, de 2 de junho de 1942. Em 1945, este órgão foi extinto através do Decreto-Lei Nº 79, de 4 de agosto de 1945, que também ordenou a criação do Departamento Estadual de Informações.

Este departamento ocupou o edifício até ser extinto pelo mesmo decreto-lei que criou o Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1946. Conforme Almeida (2017), em 1946 o edifício passou a ser ocupado pelo Departamento Estadual de Cultura e seus órgãos culturais: Serviço de Expansão Cultural, Museu Estadual, Biblioteca Pública e Serviço de Administração.

Ao longo dos anos outras instituições ocuparam o prédio: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (1947), Escola Goiana de Belas Artes (1952-1957) e Escolinha de Arte Infantil (1966-1970). Somente de 1970 a diante, o edifício passou a ser ocupado apenas pelo Museu Zoroastro Artiaga (ALMEIDA, 2017).

 

Referências:

ALMEIDA, Neusa Maria de Silveira de. 70 anos – Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga. Goiânia, GO: Governo do Estado de Goiás, 2017. 58 p. (Catálogo – 2ª Edição).

O MUSEU ZOROASTRO. Museu Goiano Zoroastro Artiaga. 27 nov. 2015. Disponível em: http://museugoianozoroastroartiaga.blogspot.com/2015/11/o-museu-zoroastro.html. Acesso em: 12 set. 2021.

 

 

*Graduada em Tecnologia em Construção de Edifícios e em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Avaliações & Perícias da Engenharia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP, Câmpus Cora Coralina) – Universidade Estadual de Goiás (UEG).

*Docente em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP, Câmpus Cora Coralina) – Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Postagens Recomendadas