Jornada de Estudos Brasileiros – 15 Anos de Art Déco no Brasil, 2018 - Elysium Sociedade Cultural
Patrimônio Artístico e Cultural

 

Jornada de Estudos Brasileiros – 15 Anos de Art Déco no Brasil, 2018

Goiânia (GO) reúne um representativo acervo art déco, com 22 bens tombados desde 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). A manifestação essencialmente decorativa deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade, simbolizando o progresso e a modernidade.

Para comemorar os 15 anos do tombamento desse acervo como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Superintendência do Iphan em Goiás, Elysium Sociedade Cultural e Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizaram com o apoio da Construtora Biapó e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), uma edição especial do Café com Prosa e da Jornada de Estudos Brasileiros no mês de aniversário de 85 anos da capital goiana. Os eventos aconteceram na Estação Ferroviária de Goiânia, edificação que é um dos símbolos do art déco na cidade e que passava por obras de restauração. A iniciativa possibilitou que o público também conhecesse os trabalhos que foram executados no local.

Nos dois dias de evento, especialistas da área de Patrimônio Cultural discutirão o art déco como tema central. Além da conferência e das mesas redondas, o evento também trouxe uma exposição com o tema Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni, que retrata em uma linha do tempo a vida do autor e suas obras. O público pôde apreciar, ainda, os painéis de Confaloni restaurados e instalados no local. Considerado expoente do modernismo goiano, Frei Confaloni foi um dos maiores artistas plásticos com atuação no Estado de Goiás.

 

 

 

Mecanismo
Convênio de patrocínio CAU/GO – 03/2018