Elysium Sociedade Cultural

Para os antigos gregos, ELYSIUM era a morada dos grandes após a morte. Manter viva a memória desses grandes é manter vivo o patrimônio cultural brasileiro.

Missão
Dinamizar a memória brasileira por meio de ações de valorização de seu patrimônio cultural.


A ELYSIUM Sociedade Cultural, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 1989 na cidade de Curitiba pelo casal de imigrantes Ragnhild e Guido Borgomanero. Inicialmente a ELYSIUM dedicou-se a cultivar a cultura musical clássica, promovendo concertos, óperas, gravações de CDs e tournées de apresentações com músicos brasileiros e estrangeiros. Neste período, forneceu ainda bolsa de estudos para aperfeiçoamento a diversos artistas brasileiros, além de cursos de história da arte.

A partir de 2009 a ELYSIUM passa a dar um novo enfoque a suas atividades: muda sua sede para o Brasil Central, em Goiânia, e passa a ampliar o escopo de suas ações, incluindo iniciativas voltadas para o patrimônio artístico e cultural de modo geral. Nesta nova etapa, a ELYSIUM entende que, ao abranger o patrimônio como um todo, evidencia a riqueza da memória cultural. Nessa reestruturação, associou-se a um grupo de pesquisa acadêmica, Memória e Patrimônio Cultural, em atividade há mais de dez anos, pretendendo ser seu braço executivo.

Para os antigos gregos, ELYSIUM era a morada dos grandes após a morte – heróis e virtuosos. A ELYSIUM pretende ser uma força a manter viva a memória desses grandes. Manter vivo o patrimônio cultural brasileiro é a contribuição da ELYSIUM para honrar nossa memória.