2023 de tirar o chapéu! - Elysium Sociedade Cultural

Em Salvador, a Elysium Sociedade Cultural avançou nas obras de restauro do Palacete Tira-Chapéu

Encerramos 2023 com um ano intenso de atividades no restauro do icônico Palacete Tira-Chapéu, em Salvador. O projeto coordenado pela Elysium Sociedade Cultural, que visa preservar e resgatar um importante patrimônio histórico da cidade, avançou com determinação, trazendo à luz não apenas a beleza arquitetônica, mas também a rica história entrelaçada nas paredes deste edifício emblemático para o centro histórico da capital baiana.

As obras empreendidas ao longo de 2023 revelam um compromisso incansável com a preservação da história e da estética do edifício, que foram desde a recuperação meticulosa das esquadrias à pintura das fachadas e a aplicação de pintura parietal demonstram um cuidado especial com cada detalhe, resgatando a vivacidade das cores e dos elementos artísticos que contam a história do Palacete Tira-Chapéu.

Logo no início de 2023, foi apresentada a Exposição “Palacete Tira-Chapéu: Restauro Etapa I”, que abriu as portas para que a comunidade pudesse testemunhar de perto o esforço dedicado à preservação desse patrimônio. A exposição, aliada a uma série de eventos culturais ao longo do ano, proporcionou uma imersão única no contexto histórico e artístico do Palacete.

Adaptações estruturais foram realizadas com maestria, garantindo não apenas a integridade do edifício para condução dos trabalhos de restauro, mas também proporcionaram um ambiente propício para a realização de eventos variados, como um desfile de moda, a Exposição “A Memória Ilumina o Futuro” e “Rua Chile: onde o Brasil começou”.

Os eventos não se limitaram apenas às exposições, incluindo talk shows e o lançamento de um livro exclusivo sobre o processo de restauro, organizado pelo diretor técnico da Elysium, Wolney Unes, pelo arquiteto Marcelo Safadi e pelo diretor de arte Marcel Barreto. Essas iniciativas contribuíram para a disseminação do conhecimento sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, resgatando memórias do centro histórico e envolveram agentes públicos e fazedores de cultura locais no projeto.

A atenção aos detalhes arquitetônicos foi evidente na restauração da escadaria de mármore, na recuperação da escada de madeira, no cuidado com o piso de ladrilho hidráulico e na preservação dos atlantes que adornam as fachadas. Os adornos dos forros de estuque e a recuperação minuciosa dos vitrais também fazem parte do conjunto de ações que foram realizadas ao longo do ano.

O trabalho dedicado ao Palacete Tira-Chapéu em 2023 não apenas resgata o passado, mas também lança um olhar promissor para o futuro. A Elysium Sociedade Cultural reitera seu compromisso de construir um futuro, trabalhando no presente e respeitando o passado.

Diante de um trabalho primoroso, não restam dúvidas, 2023 é um ano de tirar o chapéu para todos que trabalham no projeto do restauro do Palacete Tira-Chapéu!

Saiba mais

Postagens Recomendadas