Centenário ArtDéco Goiânia - Elysium Sociedade Cultural

Goiânia integra  Circuito Nacional que celebra 100 anos do Art Déco, realizado pela Elysium Sociedade Cultural

Dando continuidade às celebrações dos 35 anos da Elysium Sociedade Cultural, o Circuito 100 Anos do Art Déco será realizado em Goiânia no dia 22 de outubro, com um encontro no Museu Frei Confaloni (antiga Estação Ferroviária), a partir das 16h. O circuito, que envolve também cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, tem o objetivo de valorizar o legado do movimento que marcou a arquitetura, o design e as artes do século 20.

Programação

100 anos do Art Déco
Goiânia, a cidade nascida Art Déco

Com o tema “100 anos do Art Déco – Goiânia, a cidade nascida Art Déco”, o evento propõe uma reflexão sobre a importância e a preservação do acervo Art Déco da capital, tombado pelo IPHAN desde 2003, considerado um dos mais expressivos no mundo.

A mesa de debates contará com a presença de Wolney Unes, diretor técnico da Elysium e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG); da professora e arquiteta Mirian de Paula Rodrigues Belo (PUC Goiás); e da designer e pesquisadora Genilda Alexandria (PUC Goiás). A mediação e condução da roda de conversa ficam a cargo da historiadora Rachel Wider, coordenadora acadêmica do Circuito.

Durante a programação, serão lançados os livros “Arquitetura Art Déco no Brasil” e “Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo”, publicações da Elysium que reforçam o compromisso da instituição com a pesquisa e difusão do movimento centenário no país.

100 anos do Art Déco
Goiânia capital ArtDéco

Data: 22 de outubro de 2025

Horário: 16h

Local: Museu Frei Confaloni (antiga Estação Ferroviária) . Goiânia . Goiás

Programação:

  • Mesa de debates com Wolney Unes, Mirian de Paula Rodrigues, Genilda Alexandria;
    Mediação de Rachel Wider;
  • Lançamento de Livros.

Mirian de Paula Rodrigues Belo é arquiteta e urbanista graduada pela PUC Goiás, doutora em Expressão Gráfica Arquitetônica pela Universidade Politécnica de Valência – Espanha, com título reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás desde 1987, com vasta experiência na área de representação e preservação arquitetônica.

Genilda Alexandria é doutora em Performances Culturais e mestre em Cultura Visual pela UFG, além de professora do curso de Design da PUC Goiás. Designer com especialização em Patrimônio Cultural (Iphan/Unesco), desenvolve projetos nas áreas de design editorial e corporativo, com foco em iniciativas culturais e educativas. Responsável pelo projeto gráfico de mais de 70 publicações, colaborou em eventos como o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e coordenou o programa de Educação Patrimonial do Ministério do Turismo voltado ao acervo Art Déco de Goiânia.

Wolney Unes é doutor pela Unesp e professor na Universidade de Liverpool e no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás desde 1991, promovido a titular em 2024. Lecionou em instituições internacionais como Université Stendhal (França), Seminário de Traunstein (Alemanha), Instituto Afro-Asiático (Áustria) e Universidade do Pacífico (EUA). Autor de mais de 20 publicações sobre patrimônio e arquitetura, foi indicado três vezes ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atualmente é diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, conciliando docência, pesquisa e projetos de restauração.

Rachel Wider é historiadora especializada em patrimônio cultural, mestre em Memória e Acervo pela Fundação Casa Rui Barbosa. Atua desde 2009 em projetos ligados à cultura, turismo e história, e em 2019 publicou capítulo no livro “A história do Brasil nas duas guerras mundiais”. Foi gestora do Palacete dos Tavares Guerra entre 2020 e 2022, coordenando sua recuperação e programação cultural. Desde 2023, atua também em projetos de arqueologia voltados para o patrimônio material. Colabora com a Elysium Sociedade Cultural em iniciativas como o restauro das Ruínas de São José da Boa Morte e integra o NEPAC/UFOP, núcleo de pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural.

Programação das comemorações do Centenário Art Déco nas capitais brasileiras

Fale conosco