
Palacete Tira-Chapéu
Com o objetivo de integrar o Palacete Tira-Chapéu à dinâmica sociocultural do centro histórico de Salvador, a Elysium promoveu uma série de ações de formação e diálogo com a população local. Uma das principais foi o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, que ofereceu cursos gratuitos sobre restauro de edifícios históricos, avaliação de patrimônio edificado e gestão cultural. A formação foi realizada dentro do próprio palacete restaurado, proporcionando uma vivência única aos participantes, entre eles arquitetos, estudantes e interessados em técnicas tradicionais de preservação.
A Elysium também realizou encontros como o Talk Tira-Chapéu, com debates sobre economia criativa e patrimônio, e o musical Tire o Chapéu pra Salvador!, desenvolvido com alunos de escolas públicas da região. Outra frente de impacto é a Escola de Hospitalidade, voltada a moradores do centro histórico, profissionais da gastronomia e interessados em atuar nos eventos do palacete, como o Wine Brasil Music. Os cursos abrangeram temas como atendimento e harmonização de vinhos e tendências do mercado, associando capacitação, inclusão social e valorização da cultura baiana.
Em outra frente de contrapartida social, a Elysium organizou em 2025 seis visitas escolares, recebendo crianças e adolesecentes de instituições de ensino de Salvador no Palacete. Essas atividades foram fundamentais para despertar desde cedo a consciência sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Ao entrar em contato direto com um edifício restaurado, os estudantes puderam compreender como a memória coletiva se materializa na arquitetura e como a valorização desses espaços contribui para a identidade e o futuro da comunidade.
Exposições
Musical: Tire o Chapéu pra Salvador
Tire o Chapéu pra Salvador! é o nome do musical, que explorou conteúdos ligados ao patrimônio histórico da cidade, trazendo de volta personagens e hábitos da época da construção do Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico.
A narrativa utilizou-se de estilos musicais e literários característicos da cultura baiana, como o cordel, samba e outros ritmos sincopados e revestidos com percussão.
Depois da bela estreia na Reitoria da UFBA, mês passado, o grupo vai fez a segunda apresentação nesta sexta-feira, 25 de novembro, às 16h, desta vez no Salão Chile do Palacete Tira-Chapéu.
O grupo foi formado por 107 alunos de 6 a 10 anos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Jesus de Nazaré e da Escola Municipal da Fonte do Capim, e oito alunos de 17 a 23 anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Novaes.
Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial
O programa tem como objetivo fortalecer a importância da preservação do patrimônio cultural, além de capacitar profissionais na área de restauro e gestão de edifícios históricos.
Fórum de Sustentabilidade de Salvador
O Fórum de Sustentabilidade de Salvador foi um espaço de diálogo, inovação e ação, que reuniu lideranças empresariais, entidades culturais, especialistas em sustentabilidade e a comunidade para discutir e promover práticas que impulsionem o desenvolvimento social, ambiental e econômico de Salvador e do Centro Histórico.
A programação reuniu 5 eventos: o Manifesto ESG Bahia, Centro Histórico Sustentável, Fórum ESG AMCHAM, Encontro de Entidades do Pelourinho e a Mostra de Produtos Sustentáveis.
Festival Salvador Capital Afro
O Palacete Tira-Chapéu sediou diversas atividades do Festival Salvador Capital Afro em dezembro de 2022. O evento, gratuito e aberto ao público, promoveu o debate de estratégias e ações que transformem Salvador em uma capital antirracista, com rodadas de negócios, mentorias, oficinas e feira, envolvendo o setor turístico e as indústrias criativas.
O objetivo foi fortalecer e valorizar os produtos e serviços locais fornecidos por pessoas pretas. Um dos painéis, “Obras Audiovisuais: Construção e Uso de Memórias da População Negra”, teve mediação de Izabel Melo (Uneb) e a participação de Felipe Choco (Nepafro), da cineasta Íris de Oliveira e de Elson Rabelo (Zumvi Arquivo Fotográfico).
