Elysium e Prefeitura de Goiânia premiam vencedores do concurso de redação e fotografia “100 Anos do Art Déco” - Elysium Sociedade Cultural

Ação celebra o centenário do estilo artístico, presente em dezenas de construções e patrimônio histórico da capital

Em celebração ao centenário do estilo Art Déco, a Prefeitura de Goiânia e a Elysium Sociedade Cultural lançaram no mês de maio deste ano o concurso fotográfico “100 Anos do Art Déco” com a proposta de estimular uma reflexão sobre a importância e a preservação do acervo tombado. A ação teve mais de 500 fotos inscritas, das quais, 40 imagens foram selecionadas para compor uma exposição no Museu Frei Confaloni, inaugurada no último dia 9 de outubro. Além das fotografias, participaram do concurso, alunos da da Rede Municipal de Educação com 13 textos e nove desenhos.

Para incentivar os participantes do concurso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ofereceu três prêmios para primeiros colocados, que foram entregues na noites desta quarta-feira, 22 de outubro, com a presença do prefeito Sandro Mabel, da diretora administrativa da Elysium Giulyane Nogueira, do presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e do membro do Comitê Organizador do Art Déco e idealizador do projeto, Barbosa Neto. Na oportunidade, também foram lançados o selo e o carimbo comemorativo dos Correios. As atividades integram a programação de aniversário dos 92 anos da capital.

Mabel destacou as comemorações do Art Déco em Goiânia e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Os 100 anos de Art Déco foram muito bem comemorados. Envolveu muita gente, nós tivemos a oportunidade de fazer uma grande manifestação dessa arquitetura tão importante. Eu tenho certeza que, no mundo todo, aqui foi o lugar que mais se comemorou. Eu fico muito impactado com essa questão do Art Déco aqui em Goiânia, porque esses anos fizeram com que a cultura pudesse ser um elo de ligação entre a cidade como um todo”, mostrou.

Para o diretor-técnico da Elysium, Wolney Unes, o concurso foi uma oportunidade para reforçar a importância do estilo para construção de Goiânia e para cidade nos dias de hoje. “Estamos em um momento de redescobrir esse legado e popularizar o conhecimento sobre ele. O Art Déco foi e continua sendo um estilo perene”, destacou.

Segundo a diretora administrativa da Elysium, Giulyane Nogueira, que acompanhou todas as etapas do concurso e a montagem da exposição, a ação oportunizou novos olhares sobre o art déco. “Recebemos desenhos de alunos da educação infantil que tiveram o primeiro contato com o estilo art déco, e fazer parte disso é muito especial para nós da Elysium. É unir passado, presente e futuro”.

Membro do Comitê Organizador do Art Déco e idealizador do projeto, Barbosa Neto ressaltou a importância dos concursos e da celebração do estilo artístico tão característico na capital. “Para nós, é uma alegria poder fazer com que alunos e jovens possam participar do concurso de redação e do concurso de fotografia, fazendo com que eles atinjam o maior número de pessoas e que a gente possa consolidar, absorver cada vez mais, esse estilo que pertence a nós goianienses, a nós goianos”, disse.

Premiação

Os três primeiros colocados receberam, além de troféu e medalhas, prêmios oferecidos pela

  • 1º lugar – Alessandra Castro:  iPad de 11 polegadas;
  • 2º lugar – Daniel da Costa (vale-compras de R$ 2 mil em loja de tecnologia);
  • 3º lugar – Gustavo de Oliveira (kit audiovisual com microfones de lapela, luz LED RGB, rebatedor e tripé portátil)

Na Produção Textual, os trabalhos foram organizados por ciclos educacionais. Os primeiros colocados em cada categoria receberam bicicleta, troféu e certificado. O segundo lugar ganhou kit, troféu e certificado, e o terceiro, troféu e certificado. Do quarto ao décimo lugar, os selecionados receberam medalhas e certificados.

Selo e carimbo

Durante o evento, o superintendente dos Correios em Goiás, Antônio Carlos Martins, os Correios lançou o selo e o carimbo comemorativos ao centenário do Art Déco. O selo destaca a imagem da torre do relógio da Avenida Goiás, símbolo da urbanização de Goiânia e ícone do estilo.

O carimbo em homenagem ao Art Déco será utilizado na agência central dos Correios em Goiânia para o despacho de correspondências durante 30 dias. Após isso, ele irá para o acervo do Museu Postal em Brasília.

Confira as fotos selecionadas para exposição:

« of 2 »
Postagens Recomendadas