Parque Cultural Florata, 2019 - Elysium Sociedade Cultural
Patrimônio Natural

 

Parque Cultural Florata

Localizado na região do Vale do Capivara, no município de Santo Antônio de Goiás, o Parque Cultural Florata tem 70 mil m² de extensão e representa um novo conceito de interação entre o homem e a natureza. Por causa da atividade agropecuária convencional,  a região apresentava o terreno degradado devido a décadas de uso como pastagem. Com a intenção de recuperar ambientalmente a área com suas nascentes, restabelecer a fauna local e facilitar o processo de reconexão  do homem com a natureza, decidiu-se pela constituição de um parque ambiental preservado para gerações futuras. Em meio ao Cerrado, o espaço abriga parte de uma reserva legal de 300 mil m² de Mata Atlântica – um dos biomas mais ricos do mundo, raridade na região Centro-Oeste do país.

Quando a natureza e a cultura se misturam, abre caminho para experimentos inesquecíveis. Nesse processo de recuperação, optou-se pela implantação de uma área de agrofloresta, ou seja, um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto por uma variada vegetação, dispensando o uso de agrotóxicos. Nos sistemas agroflorestais, encontramos uma mistura de culturas anuais, árvores perenes, frutíferas e leguminosas em uma mesma área, e como resultado principal, restaura o solo, nascentes, traz de volta a fauna local e produz alimentos.

Dentro dessa concepção, o Parque reservou um espaço para as mais variadas manifestações naturais e artísticas. Um dos grandes atrativos é a galeria de arte ao ar livre, que reúne obras e esculturas para todos os gostos. A proposta é implementar uma estrutura para realização de eventos culturais, apresentações musicais, cinema e teatro.

Sua criação é o resultado de um sonho e de uma constatação de que nessa região do país, faltava um espaço que unisse o lazer às praticas culturais.  No parque, temos, além do contato direto com as natureza,  a possibilidade de assistir espetáculos de dança, apresentações musicais, acesso à coleções de arte, cinema, gastronomia e muito mais.

Em 2019 a Elysium assumiu a administração do Parque Cultural Florata. Ela se dedica na a preservação do meio ambiente e desenvolve ações voltadas ao patrimônio ambiental, arte e cultura.

 

Visitar site