A manhã do dia 17 de outubro foi marcada por celebração e conquistas nas Ruínas de São José da Boa Morte, em Cachoeiras de Macacu (RJ), com a formatura do Módulo II do Ateliê Mulheres de São José. projeto que integra o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educacional da Restauração do sítio histórico, realizado pela Elysium Sociedade Cultural.
Desenvolvido entre 19 de agosto e 18 de outubro de 2025, o Módulo II do ateliê deu continuidade às atividades iniciadas no primeiro semestre do ano, voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de produção artesanal em macramê e fibra de taboa, materiais de uso tradicional na região.
As oficinas promoveram aprendizado técnico, trocas de experiências e oportunidades de autonomia financeira, além da percepção sobre valorização do patrimônio cultural. A iniciativa teve como propósito fazer com que as mulheres reconhecessem o potencial que já possuem, valorizando saberes, fortalecendo vínculos e conquistando sonhos que se refletem no crescimento da própria comunidade de São José da Boa Morte.
Parte de um processo de formação continuada, a cerimônia de formatura evidenciou o impacto do Ateliê na valorização da cultura regional e na criação de oportunidades sustentáveis de trabalho e renda, reafirmando o papel da Elysium em aliar preservação do patrimônio histórico ao desenvolvimento social.
Movidas pela vontade de aprender e transformar, as moradoras de São José foram o verdadeiro motor do projeto, acolhendo a equipe com afeto e dedicação. Fizeram do conhecimento uma ferramenta de mudança, reafirmando a coragem de reescrever suas trajetórias.
O Ateliê Mulheres de São José faz parte do conjunto de contrapartidas sociais do projeto de consolidação das Ruínas de São José da Boa Morte, executado pela Elysium por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e apoio da Biapó Construtora e da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu. O curso foi registrado como projeto de extensão “Oficinas de Restauração” do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG).
