Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional lança Manual do Patrimônio com apoio da Elysium - Elysium Sociedade Cultural

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, o Museu da Imigração, em São Paulo, sediou a II Escola de Verão do Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional (Ibat). O evento reuniu arquitetos, pesquisadores e especialistas que atuam na preservação do patrimônio cultural, com uma programação voltada ao debate sobre arquitetura tradicional, intervenções responsáveis e conservação do patrimônio edificado.

Ao longo dos encontros, foram promovidas trocas de experiências e reflexões técnicas sobre os desafios do restauro no Brasil. Um dos destaques da programação foi a palestra da arquiteta Késia Almeida, diretora do Departamento de Patrimônio do Ibat, que apresentou contribuições relacionadas às intervenções em áreas de valor histórico, com foco no centro histórico e na necessidade de diagnósticos criteriosos.

Durante a II Escola de Verão, foi lançada a primeira edição do Manual do Patrimônio, material técnico e educativo com foco no Mapeamento de Danos. A publicação é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional (Ibat) e a Elysium Sociedade Cultural, que apoiou a produção do conteúdo. O manual tem como objetivo contribuir para o planejamento de diretrizes de restauro e conservação, a partir do diagnóstico técnico e histórico dos bens culturais.

Elaborado de forma acessível e criteriosa, pela diretora do Departamento de Patrimônio e Conservação do Ibat, Késia Almeida, o documento reúne conceitos fundamentais, orientações práticas e reflexões que auxiliam estudantes, profissionais e demais interessados a compreenderem o mapeamento de danos como uma ferramenta essencial nos processos de preservação do patrimônio cultural. O material pode ser acessado gratuitamente no site do Ibat arquiteturatradicional.org

Para o diretor-técnico da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes, a parceria com o Ibat reforça a importância da produção e difusão de conteúdos técnicos voltados à preservação do patrimônio. “A publicação do Manual do Patrimônio, em parceria com o Ibat, representa um passo importante no fortalecimento da cultura técnica do restauro no Brasil. Trata-se de um material que contribui para a compreensão do patrimônio edificado a partir de critérios responsáveis, incentivando diagnósticos mais consistentes e decisões mais conscientes nos processos de conservação.”

A Elysium Sociedade Cultural e o Ibat seguem atuando de forma colaborativa na promoção do conhecimento, da preservação e da valorização do patrimônio cultural e arquitetônico brasileiro.

O Manual do Patrimônio – Mapeamento de Danos 

Postagens Recomendadas