Este ano, a Elysium Sociedade Cultural celebra 35 anos de atuação em defesa da memória, cultura e preservação do patrimônio. Para marcar essa trajetória, será realizado, em outubro, o Circuito 100 anos Art Déco, projeto em comemoração ao centenário do movimento que marcou a arquitetura, o design e as artes no século 20, reunindo conferências, rodas de conversa, lançamentos de publicações em Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais.
Como parte das atividades, foi aberto um chamamento nacional de fotografias para profissionais e amadores compartilharem seus registros de obras, edificações ou elementos Art Déco no Brasil e no mundo. As fotografias vão compor a divulgação institucional do Circuito e integrar um livro comemorativo sobre o estilo histórico, que reunirá também entrevistas com professores convidados. Inscreva-se até 20 de setembro pelo site elysium.org.br. Os participantes receberão um certificado emitido pelo Centro de Estudos Brasileiros (CEB).
Todos os eventos nacionais contarão com a participação da coordenadora acadêmica do Circuito Rachel Wider, mestre em Memória e Acervo pela Fundação Casa Rui Barbosa, e do pesquisador Wolney Unes, diretor-técnico da Elysium Sociedade Cultural. Haverá também lançamento das publicações “Arquitetura Art Déco no Brasil” e “Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo”, editados pela Elysium.
“O Art Déco foi e continua sendo um estilo perene, presente em diversas localidades brasileiras. Estamos em um momento de redescobrir esse legado e popularizar o conhecimento sobre o estilo. É importante levar esse debate para diferentes territórios”, afirma Unes, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em patrimônio Art Déco.
Com o apoio de instituições locais como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio, e a Prefeitura Municipal de Goiânia, o projeto busca consolidar uma rede nacional de valorização do patrimônio Art Déco, deixando como legado a consciência sobre a necessidade de salvaguardar esse movimento no Brasil.
Texto: Talita Prudente
Fotos: Wolney Unes