Diretor da Elysium destaca a importância do trabalho de preservação do patrimônio cultural  durante congresso internacional de antropologia - Elysium Sociedade Cultural

Entre os dias 27 e 30 de maio, a cidade de Salto Veloso, em Santa Catarina, foi palco do 28º Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América (CIAI 2024). O evento, que reuniu especialistas de diversos países, abordou temas como patrimônio, cultura e identidade e aconteceu de forma simultânea ao I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural: Conhecer Para Pertencer, e contou com a participação do diretor institucional da Elysium Sociedade Cultural, Robson de Almeida, cuja atuação em projetos de preservação do patrimônio cultural é amplamente reconhecida.

Em sua fala, Robson de Almeida expressou sua satisfação em participar de um momento histórico para Salto Veloso. “Agradeço o convite da organização, na pessoa da Célia Regina, diretora de Cultura da Prefeitura de Salto Veloso. É uma honra estar aqui nesse primeiro Congresso Internacional de Patrimônio Cultural. Para nós que trabalhamos com patrimônio, é uma satisfação pessoal e profissional fazer parte desse momento”, disse Robson, destacando a importância do evento para a valorização do patrimônio cultural brasileiro.

O diretor institucional da Elysium compartilhou com os presentes um pouco de sua vasta experiência na preservação e restauro do patrimônio cultural, e sua atuação à frente do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. Robson também destacou o trabalho da Elysium Sociedade Cultural que, com mais de 35 anos de história, tem desempenhado um papel crucial na restauração e preservação do patrimônio cultural em diversas regiões do Brasil, e apresentou alguns projetos como o restauro do Jockey Club de São Paulo; o Palacete Tira-Chapéu, em Salvador; o Museu Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, entre outros.

“Em Salto Veloso, temos o projeto do Conjunto Cultural Moinho Velosense, que visa transformar a cidade em um polo cultural de referência. Estamos trabalhando para criar um espaço que não só preserve a história, mas também promova a educação e a cultura, com áreas de exposição, salas de formação e contrapartidas sociais, como cursos de educação patrimonial e oficinas de formação de artífices”, explicou Robson de Almeida.

A diretora de Cultura da Prefeitura de Salto Veloso, Célia Regina Bortoli, reforçou a importância da parceria com a Elysium. “Ter um projeto da qualidade da Brasil Arquitetura aqui em Salto Veloso é algo espetacular. A presença da Elysium e a expertise de Robson de Almeida são fundamentais para a concretização do Conjunto Cultural Moinho Velosense, que certamente será um marco para a nossa cidade e para a preservação do nosso patrimônio”, afirmou Célia.

A criação do Conjunto Cultural Moinho Velosense é um exemplo notável de como a colaboração entre instituições públicas e privadas pode resultar em projetos que beneficiam toda a comunidade. O espaço incluirá uma biblioteca, áreas de exposição, salas de formação e espaços para apresentações musicais, promovendo uma verdadeira fruição cultural.

Célia finalizou sua participação convidando todos a se engajarem no projeto, que já está aprovado e pronto para execução, aguardando apenas a obtenção dos recursos, que serão captados via Lei Rouanet, para dar início às obras. ““Temos o nosso projeto aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) com um orçamento de 13.423.534,95. Agora, precisamos captar esse recurso pela Lei Rouanet para iniciarmos as obras. Assim que obtivermos 20% do valor necessário, podemos começar a realização desse sonho”, reforçou a diretora.

Assista a palestra completa:

Postagens Recentes