Elysium e Palacete Tira-Chapéu lançam Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial com cursos de capacitação - Elysium Sociedade Cultural

No dia 18 de março, o Palacete Tira-Chapéu, em parceria com a Elysium Sociedade Cultural, lançou o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial. A iniciativa, viabilizada pela Lei Rouanet e apoiada por grandes empresas como Elo, Coca-Cola, PicPay e Eletrobrás, visa fortalecer a preservação do patrimônio cultural e capacitar profissionais para atuar no restauro e gestão de edifícios históricos.

O Programa tem como objetivo fortalecer a importância da preservação do patrimônio cultural, além de capacitar profissionais na área de restauro e gestão de edifícios históricos por meio de cursos de formação de mão de obra qualificada para a conservação do patrimônio histórico. Serão ofertados três cursos: Preservação e restauro de edifícios históricos; Análise e avaliação do patrimônio edificado e Gestão do patrimônio cultural. As inscrições estarão abertas entre os dias 18 e 31 de março de 2024, no site palacetetirachapeurestauro.com.br. As aulas serão realizadas no Ateliê de Restauração do Palacete Tira-Chapéu, em Salvador (BA), entre abril e junho.

As capacitações contam com um total de 30 vagas, sendo duas destinadas a pessoas com deficiência. O público-alvo inclui proprietários, gestores e produtores culturais, arquitetos, engenheiros, estudantes do ensino médio ou graduação e profissionais já formados. Os cursos são certificados como projeto de extensão pela Universidade Federal de Goiás (UFG), garantindo reconhecimento acadêmico aos participantes. Menores de idade interessados na formação deverão apresentar autorização dos responsáveis no ato da matrícula.

Centro de aprendizado

A reabertura do Palacete Tira Chapéu como espaço de formação profissional simboliza um importante passo na revitalização do Centro Histórico de Salvador. Desde o início de seu restauro, há cinco anos, a edificação tem passado por um minucioso processo de recuperação arquitetônica, tornando-se um modelo de boas práticas na conservação patrimonial.

“Com o crescimento das ações de requalificação urbana e a valorização de centros históricos, torna-se essencial a formação de especialistas aptos a lidar com os desafios do restauro. O conhecimento técnico evita intervenções inadequadas, que podem comprometer a autenticidade das construções, além de contribuir para a segurança e a sustentabilidade desses espaços”, destaca Wolney Unes, diretor-técnico da Elysium Sociedade Cultural.

Fórum de Sustentabilidade de Salvador

Como culminância das atividades do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, será realizado o Fórum de Sustentabilidade de Salvador, no dia 27 de maio. O evento reunirá especialistas, gestores e empresas para discutir iniciativas de revitalização de centros históricos e sustentabilidade, com apresentação de projetos desenvolvidos no Palacete Tira-Chapéu e em outras regiões do país.

 

Fotos: Fernando Barbosa

Postagens Recomendadas