O primeiro museu goiano e a sua história - Elysium Sociedade Cultural

Maysa Moreira Antunes*
Wilton de Araújo Medeiros*

O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga mais conhecido como Museu Zoroastro Artiaga (MUZA), possui um acervo bastante eclético e de referência da história, artes e cultura de Goiás. O primeiro museu goiano (Figura 1) está localizado na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), no Setor Central de Goiânia-GO.

 

A instituição museológica foi fundada em 1946, através do Decreto-Lei Nº 383 de 1946 que criou o Departamento Estadual de Cultura (DEC) com seus componentes culturais, dentre eles, o Museu Estadual. Após quase vinte anos, através da Lei 5.770, de 16 de junho de 1965, o nome do museu passou a ser Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga em homenagem ao seu fundador e primeiro diretor Zoroastro Artiaga.

Segundo Almeida (2017), Zoroastro atuou na direção do Museu Estadual desde a sua fundação até 1957, em 1971 ele retomou a direção do museu aos 80 anos de idade, e permaneceu até o seu falecimento em 1972. A Figura 2, mostra o primeiro diretor Zoroastro Artiaga e as coleções de mineralogia.

O local foi criado para amparar de forma definitiva os objetos expostos na Primeira Exposição de Goiânia que aconteceu na Escola Técnica em 1942, no mesmo período em que ocorreu a festa de inauguração da cidade de Goiânia, o chamado Batismo cultural. A intenção dessa exposição ocorrida na inauguração oficial de Goiânia, era de divulgar as riquezas naturais, geológicas, fauna e flora da região central do país (MUSEU GOIANO ZOROASTRO ARTIAGA, 2015).

E quais são as coleções do museu? No pavimento térreo contém exposições permanentes com as seguintes temáticas: ciências da Terra, mineralogia, desenvolvimento geopolítico, arqueologia, imprensa goiana, arte sacra, pré-história, espaço natural do cerrado, Rio Araguaia, Cidade de Goiás, etnologia indígena e artesanato e paneleiras de Goiás (Figura 3).

Já no pavimento superior possui para acesso ao público: Auditório Henrique Silva, Biblioteca Regina Lacerda (composta de obras raras sobre a história do Estado), Sala dos Governadores (remete sobre a história do museu, construção de Goiânia, os governantes e a vida de Zoroastro Artiaga), Sala Caipira (possui bens materiais e técnicas construtivas que representam a cultura caipira), Sala do Artista Popular (produções artísticas populares) e o salão para exposições temporárias (Figura 4).

 

Referências:

ALMEIDA, Neusa Maria de Silveira de. 70 anos – Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga. Goiânia, GO: Governo do Estado de Goiás, 2017. 58 p. (Catálogo – 2ª Edição).

O MUSEU ZOROASTRO. Museu Goiano Zoroastro Artiaga. 27 nov. 2015. Disponível em: http://museugoianozoroastroartiaga.blogspot.com/2015/11/o-museu-zoroastro.html. Acesso em: 12 set. 2021.

 

 

*Graduada em Tecnologia em Construção de Edifícios e em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Avaliações & Perícias da Engenharia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP, Câmpus Cora Coralina) – Universidade Estadual de Goiás (UEG).

*Docente em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP, Câmpus Cora Coralina) – Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Postagens Recomendadas