O diretor institucional da Elysium Sociedade Cultural, sediada em Goiânia, Robson de Almeida, é um dos congressistas palestrantes do I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural: Conhecer para Pertencer, que ocorre no bojo do XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América: Patrimônio, Cultura e Identidade, que ocorre entre os dias 27 e 30 de maio em Salto Veloso (SC). A fala de Robson ocorre na terça (28/5).
A Elysium conduz o projeto de revitalização do velho moinho de madeira da cidade, construído em meados do século XX, e que será restaurado e transformado em um centro cultural. “A minha fala vai ser calcada na minha experiência, então vou levar casos onde o patrimônio cultural é um vetor de desenvolvimento para as cidades”, resume Robson, que lembra que a Elysium está à frente de projetos de restauração de patrimônio histórico-cultural em quatro regiões brasileiras.
Além do Conjunto Cultural Moinho Velosense, a Elysium conduz no momento outras obras de restauro importantes, como do Jockey Club de São Paulo (SP) e do Palacete Tira Chapéu (BA). Os interessados ainda podem se inscrever no evento como ouvintes por meio deste link ou assistir ao vivo clicando aqui.
José Abrão
Jornal A Redação