Projeto patrocinado pela Nova Transportadora do Sudeste é apresentado como exemplo de boas práticas em curso sobre restauro e reúso em universidade inglesa - Elysium Sociedade Cultural

Iniciadas em janeiro deste ano, as obras de consolidação das Ruínas da Igreja de São José da Boa Morte, em Cachoeiras de Macacu (RJ), já são apresentadas como exemplo de boas práticas em curso sobre restauro e reúso no Instituto de Patrimônio Histórico da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O projeto é conduzido pela Elysium Sociedade Cultural, em parceria com a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, e patrocinado pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Os resultados do projeto foram apresentados pelo diretor-técnico da Elysium e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wolney Unes, que foi convidado para atuar como docente visitante no Heritage Institute da Universidade de Liverpool, em 2025. Durante a sua apresentação, Unes apresentou o trabalho realizado nas Ruínas de Macacu no último ano. O projeto une preservação, sustentabilidade e valorização da história local, com ações que vão desde o reforço estrutural até a criação de um mirante que permitirá aos visitantes uma nova perspectiva do antigo templo religioso.

Os alunos do curso de Design e Reúso do Patrimônio tiveram uma imersão na história do local com o professor que coordena o projeto de consolidação das Ruínas de Macacu. Wolney destacou os extensos estudos e levantamentos técnicos realizados antes do início das obras, e também o comprometimento contínuo dos profissionais que estão envolvidos no projeto.

Um dos principais elementos discutidos foi o mirante autoportante, construído em metal e aço corten, que irá oferecer novos espaços para os visitantes apreciarem a antiga igreja sem tocar fisicamente as paredes originais. Wolney relata a posição do engenheiro Pedro Carim, que quis que o projeto refletisse os princípios fundamentais da restauração do patrimônio: leveza, segurança e reversibilidade, permitindo que os visitantes interajam plenamente com o local, ao mesmo tempo que se preserva sua integridade.

Unes também também enfatizou a dimensão social do projeto. “Além da consolidação estrutural e da instalação de novas infraestruturas para visitantes, a iniciativa criou um centro comunitário e de artesanato para acolher workshops e formação profissional para os residentes locais. Nosso objetivo é tornar esse patrimônio parte integrante da comunidade, fortalecendo a memória coletiva e ampliando as oportunidades de educação e envolvimento”, disse aos alunos.

Apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto está alinhado com o compromisso da NTS de promover o desenvolvimento sustentável e salvaguardar o patrimônio cultural em todas as regiões onde atua.

Mais informações podem ser encontradas aqui: https://ruinasdemacacu.elysium.org.br

Ao final da palestra, Unes agitou os alunos com um anúncio de oportunidades de estágio para alunos da Universidade de Liverpool, tanto no sítio arqueológico quanto para a Elysium, em Goiânia. “Pack your bags and let’s go to Brazil!”

Postagens Recomendadas