Campinas: art déco sobrevive no bairro mais antigo de Goiânia - Elysium Sociedade Cultural

O diretor-técnico da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes, segue concedendo entrevistas ao jornalista do jornal O Popular Clenon Ferreira para uma série de reportagens sobre o centenário do art déco. Confira mais uma reportagem publicada no jornal:

 

“A ocupação da esquina da Praça Coronel Joaquim Lúcio sempre foi de hospedaria. No início dos anos 30, o edifício em arquitetura vernacular, era conhecido como Hotel do Sr. João Manuel. Já em 1933, era o Hotel Magalhães”, explica o pesquisador Wolney Unes na obra Goiânia Art Déco – Dossiê de Tombamento (2010). O espaço recebeu a comissão designada para a escolha do sítio da nova capital e convidados foram recebidos para o lançamento da pedra fundamental de Goiânia.

A mudança do hotel veio anos depois, quando deixou de ter arquitetura vernacular para abrir espaço para o art déco. Surgia então o Palace Hotel, um dos points mais chiques e arrojados daqueles tempos. “A sacada do espaço era utilizada tanto para discursos políticos como para sermões dos padres. Grandes festas foram realizadas ali”, diz Unes.

Foto: Diomício Gomes (O Popular)

Disponível em: https://opopular.com.br/magazine/campinas-art-deco-sobrevive-no-bairro-mais-antigo-de-goiania-1.3295335 

Postagens Recomendadas