Carnaval, um patrimônio caracterizado por bens culturais protegidos pelo Iphan - Elysium Sociedade Cultural

O carnaval brasileiro é uma festa rica em tradições e expressões culturais que atravessam gerações. Caracterizada pela multiplicidade de suas manifestações, a festa é um dos eventos que mobiliza comunidades de Norte a Sul do país. Inserida em meados do século XVII no Brasil, as comemorações agitam desde os centros urbanos às pequenas vilas com diversas expressões culturais.

Nesse contexto, é fundamental reconhecer a importância dos bens culturais que exercem forte influência nos desfiles, alegorias, blocos de rua e trios elétricos. O aspecto sagrado, religioso e ritualístico perpassa o folguedo durante todo o ano, em que se dão os ensaios ou sambadas, além das apresentações nos períodos carnavalesco e pascoal.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destaca a relevância de preservar e proteger esses bens culturais. Sob sua salvaguarda, encontram-se expressões como o Frevo, Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto, Matrizes do Samba e Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

As ações de salvaguarda realizadas pelo Instituto em conjunto com as comunidades tradicionais têm como objetivo viabilizar a continuidade da integração de seus povos e a transmissão dos saberes e práticas relacionados aos bens culturais. Dessa forma, o registro, além de fundamentar o reconhecimento, também contribui para que haja uma atuação direta desses atores sociais para a formulação de políticas públicas.

Agora, para aqueles que desejam vivenciar toda a magia e a diversidade do carnaval brasileiro, mesmo sem sair de casa, uma excelente opção é se deixar envolver pela sétima arte. Selecionamos uma lista de filmes que contam histórias marcantes e envolventes dessa festividade tão única, para você ver e rever: 

  1. “A Voz do Carnaval” (1933)

Dirigido por Adhemar Gonzaga, este filme é uma verdadeira relíquia do cinema brasileiro. Com a presença marcante de Carmen Miranda e Lamartine Babo, “A Voz do Carnaval” transporta os espectadores para a magia do Carnaval carioca dos anos 1930. A trama gira em torno do rei Momo e sua jornada pelas ruas do Rio de Janeiro, em uma celebração repleta de música, dança e alegria contagiantes.

  1. “Quando o Carnaval Chegar” (1972)

Este clássico dirigido por Cacá Diegues é uma verdadeira ode à música popular brasileira. Com uma trilha sonora envolvente composta por Chico Buarque e performances memoráveis de artistas como Maria Bethânia e Nara Leão, o filme narra a história de um grupo de cantores em busca de reconhecimento durante o Carnaval. Uma obra que encanta tanto pela sua narrativa quanto pela sua riqueza musical.

  1. “Orfeu” (1999)

Cacá Diegues retorna ao universo do Carnaval com esta releitura moderna da clássica história de Orfeu e Eurídice. Ambientado nos morros do Rio de Janeiro durante o Carnaval, o filme captura a paixão avassaladora entre os protagonistas em meio à efervescência cultural da festa. Com uma trilha sonora marcante de Caetano Veloso, “Orfeu” é um filme que emociona e encanta.

  1. “Ó Paí, Ó” (2007)

Dirigido por Monique Gardenberg, este filme é uma celebração da cultura e da diversidade do Carnaval de Salvador. Com atuações brilhantes do Bando de Teatro Olodum, “Ó Paí, Ó” retrata a vida e as histórias dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho. Uma obra que nos convida a mergulhar nas tradições e na alegria contagiante do Carnaval baiano.

  1. “Damas do Samba” (2013)

Este documentário dirigido por Susanna Lira presta uma homenagem emocionante às mulheres que ajudaram a moldar e a perpetuar a história do samba no Brasil. Desde musas inspiradoras até compositoras talentosas e passistas habilidosas, “Damas do Samba” oferece um olhar sensível e poderoso sobre a presença feminina nessa manifestação cultural tão emblemática.

  1. “Trinta” (2013)

Dirigido por Paulo Machline, este filme narra a trajetória fascinante do renomado carnavalesco Joãosinho Trinta. Desde sua vinda do Maranhão até seu reconhecimento como artista no Carnaval do Rio de Janeiro, “Trinta” oferece uma visão íntima e inspiradora da vida e do legado desse ícone do Carnaval brasileiro. Com uma atuação brilhante de Matheus Nachtergaele, este filme é uma verdadeira celebração da criatividade e da paixão pelo Carnaval.

 

 

Postagens Recentes