Circuito nacional que celebra 100 anos do Art Déco chega a São Paulo, realizado pela Elysium Sociedade Cultural - Elysium Sociedade Cultural

São Paulo será uma das cidades a receber o Circuito Nacional 100 Anos do Art Déco, projeto da Elysium Sociedade Cultural que celebra o centenário do movimento que transformou a arquitetura, o design e as artes do século 20. A iniciativa integra as comemorações dos 35 anos da Elysium e percorre diferentes capitais brasileiras. O evento na capital paulista acontece no dia 18 de outubro, no Jockey Club, que está em processo de restauro e é considerado o maior complexo Art Déco das Américas, com início às 14h15 e tema “100 anos do Art Déco: Jockey Club de São Paulo”.

A programação abre com a conferência “Art Déco no Jockey Club”, ministrada por Wolney Unes, diretor-técnico da Elysium e professor da UFG. A mesa de debate contará com a participação de Lais Amorim, arquiteta e urbanista pela Mackenzie e doutoranda em História da Arte na École nationale supérieure d’architecture de Lyon, na França; Daniela Costa Dornfeld, pesquisadora do École du Louvre; e José Roberto D’Elboux, arquiteto, professor da Faap e curador do instagram artístico @tipospaulistanos. A mediação será conduzida por Elisabete Mitiko Watanabe, representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Segundo Unes, o objetivo do projeto é aproximar o público do legado modernista que marca a identidade urbana de cidades pelo país. O encontro será encerrado com uma roda de conversa com Rachel Wider, coordenadora acadêmica do Circuito, que abordará a preservação do Art Déco e sua importância no contexto contemporâneo. Durante o evento, serão lançados os livros “Arquitetura Art Déco no Brasil” e “Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo”, publicações da Elysium que reforçam o compromisso da instituição com a pesquisa e difusão do Art Déco no país.

A participação é aberta ao público e totalmente gratuita, e as inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento do formulário. Os participantes que tiverem interesse poderão solicitar certificado de horas, emitido pelo Centro de Estudos Brasileiros (CEB).

Restauração do Jockey Club
Marco da arquitetura paulistana e da história do turfe no Brasil, o Jockey Club de São Paulo vem passando, desde 2019, por um amplo processo de restauração conduzido pela Elysium Sociedade Cultural. O processo de restauração foi documentado na publicação “Jockey Club de São Paulo – Técnica & Arte”, que reúne acervo iconográfico inédito, desenhos originais de Henri Sajous e depoimentos de especialistas, celebrando o legado cultural do clube e os 150 anos da instituição.

Localizado no Hipódromo da Cidade Jardim, o complexo foi projetado inicialmente por Elisiário Bahiana e remodelado pelo arquiteto francês Henri Sajous. Tombado pelo Condephaat e pelo Conpresp, o Jockey é um dos maiores conjuntos Art Déco da América Latina, reconhecido por sua imponência arquitetônica e valor histórico. A intervenção da Elysium busca preservar e revitalizar o conjunto arquitetônico e artístico, respeitando suas características originais e reforçando sua função como espaço de cultura e convivência.

Entre os núcleos restaurados estão a Tribuna Especial 1, o Pórtico e Passadiço das Arquibancadas Sociais, além dos Salões Nobres, com recuperação do mobiliário histórico, estruturas de ferro, pisos em tacos, banheiros e murais de Victor Brecheret e Bernard Dunand. O projeto também transformou a antiga Escola Jockey, inaugurada em 1952, em um espaço multiuso para atividades culturais e comerciais, integrando seminários, apresentações, exposições, vídeos e visitas guiadas.

Mais sobre os convidados

Elisabete Mitiko Watanabe, mediadora do evento, é historiadora e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP. É membra do Núcleo de Estudos em Direito do Patrimônio Cultural (Nepac), vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto, e atua no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo desde 1991.

 

 

Lais Amorim é arquiteta e urbanista pelo Mackenzie (2013), mestre em História da Arte pela Unifesp (2020) e doutoranda em História da Arte na Unifesp e na École nationale supérieure d’architecture de Lyon, na França, com bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

 

 

Daniela Costa Dornfeld é arquiteta e urbanista pela Faap, mestre em Ciências e doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (Fauusp) e na École du Louvre. Pesquisadora do Centro de Pesquisa da École du Louvre, realizou doutorado sanduíche em Paris. Atuou como pesquisadora em conservação no Museu D’Orsay, no Gabinete de Artes Gráficas e Fotográficas, e foi mediadora cultural do projeto Giro Cultural USP. É membra da Réseau Art Nouveau Network e do Conselho Internacional de Museus (Icom).

 

José Roberto D’Elboux é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (Fauusp) e doutor em Design pela mesma instituição. É professor na Faap, pesquisando as interações entre tipografia, arquitetura e paisagem urbana, além de ser curador do @tipospaulistanos no Instagram. Atuou como diretor de arte e criação em grandes agências do mercado brasileiro.

 

 

Serviço
100 anos do Art Déco – Jockey Club de São Paulo, maior complexo Art Déco das Américas
Data: 18 de outubro de 2025
Horário: 14h15
Local: Jockey Club – São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim
Programação: mesa de debates com Lais Amorim, Daniela Costa Dornfeld e José Roberto D’Elboux; mediação de Elisabete Mitiko Watanabe; roda de conversa com Rachel Wider; lançamentos dos livros Arquitetura Art Déco no Brasil e Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo.
Realização: Elysium Sociedade Cultural

Postagens Recomendadas