Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos culturais  - Elysium Sociedade Cultural

Contribuir para o desenvolvimento cultural do país pode ser mais simples do que se imagina. Por meio das leis de incentivo fiscal, os contribuintes têm a oportunidade de direcionar parte do valor devido do Imposto de Renda (IR) para projetos aprovados pela Lei Rouanet.  Tanto pessoas físicas quanto jurídicas têm essa oportunidade, e entender como fazer isso pode significar uma valiosa colaboração para o setor cultural. Para te ajudar a fazer essa destinação, preparamos um passo a passo:

Incentivo para Pessoas Físicas

Para os contribuintes que optam pela declaração completa do IR, destinar parte do valor devido para patrocinar projetos culturais é uma opção viável e gratificante. O processo é simples: escolha um projeto cultural já aprovado pela Lei Rouanet que deseja apoiar e deposite até 6% do valor devido de IR na conta do projeto, até o último dia útil do ano fiscal.

Ao realizar esse depósito, é essencial solicitar e guardar o recibo emitido pelo projeto apoiado, pois este servirá como comprovante para a dedução no IR. Na declaração do IR, o valor destinado ao projeto cultural deve ser lançado e abatido.

Benefícios para Pessoas Jurídicas

Empresas que declaram o IR pelo lucro real também têm a oportunidade de contribuir para a cultura nacional ao destinar parte do valor devido para projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet.

O processo é semelhante: é preciso escolher um projeto cultural já aprovado pela Lei Rouanet e alinhado aos valores da empresa, e depositar até 4% do valor devido de IR na conta do projeto até o último dia do ano ou do período fiscal correspondente, e obter o recibo de mecenato (prática de incentivo à produção cultural e artística) emitido pelo projeto apoiado.

Esse recibo será utilizado como comprovante na declaração do IR da empresa, no qual o valor doado poderá ser lançado e abatido, proporcionando não apenas um apoio à cultura, mas também vantagens fiscais para a empresa.

Para o diretor institucional da Elysium Sociedade Cultural, Robson de Almeida, investir em projetos culturais por meio da destinação do IR é uma forma de apoiar o setor e, no caso das empresas, associar sua imagem a esses projetos. “Empresas que apoiam iniciativas culturais alinhadas com seus valores contribuem para a construção de uma imagem positiva no mercado, estabelecendo uma conexão emocional com seu público-alvo”, afirma.

Além disso, Robson ressalta que ao apoiar projetos culturais, sociais e ambientais, a empresa fortalece seu compromisso com a responsabilidade social corporativa, promovendo impactos positivos na sociedade, na cultura e no meio ambiente. “Destinar parte do seu IR para projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet é uma maneira prática e eficaz de contribuir para o desenvolvimento cultural do Brasil”.

Se você deseja começar a apoiar projetos culturais em sua cidade ou estado, saiba mais sobre a Lei Rouanet e como fazer doações consultando o site https://portaldoincentivo.com.br

Postagens Recomendadas