Goiás celebra o Dia do Teatro com investimentos do PAC para projetos em  de edifícios tombados  - Elysium Sociedade Cultural

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro – 27 de março, Goiás recebeu a confirmação da liberação de recursos para a elaboração de projetos de dois edifícios icônicos do patrimônio histórico e cultural goiano, o Teatro Goiânia, na capital, e o Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.

Esses espaços, que há décadas são palcos de ricas manifestações culturais, foram contemplados com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, demonstrando um investimento significativo na revitalização e conservação do patrimônio histórico goiano. As intervenções planejadas têm como objetivo principal mitigar os danos estruturais causados pelo tempo, ao passo que preservam a essência e a autenticidade dos edifícios.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) aguarda um repasse de cerca de R$ 1,8 milhão, destinado à elaboração dos projetos de restauração. Esta fase inicial abrangerá serviços de engenharia, produzindo documentos detalhados que guiarão a execução das obras futuras, incluindo as partes elétrica, hidráulica e arquitetônica.

O Teatro Goiânia, um dos pilares da cena cultural da capital, é uma joia do patrimônio Art Déco do estado. Inaugurado em julho de 1942, o teatro é um marco arquitetônico e um importante centro de atividades artísticas, com capacidade para 850 espectadores. Localizado no coração da cidade, o Teatro Goiânia é reconhecido por suas grandiosas apresentações de dança, teatro e música, encantando o público com sua estética glamourosa e romântica.

Já o Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás, carrega consigo séculos de história. Iniciada em 1751, a construção em estilo barroco foi projetada para ser a residência do primeiro governador da capitania de Goiás. Ao longo dos anos, o palácio desempenhou diversos papéis na vida pública do estado, tornando-se posteriormente a sede da prefeitura municipal e sendo declarado monumento histórico. Sua restauração é não apenas um ato de preservação, mas também uma homenagem à rica história e cultura goianas.

Para o diretor institucional da Elysium Sociedade Cultural, Robson de Almeida, a retomada de investimentos no setor cultural é uma conquista para todos. “Com esses investimentos, Goiás reafirma seu papel na valorização e proteção de nosso patrimônio cultural, garantindo que as futuras gerações possam desfrutar desses relevantes  equipamentos históricos. A restauração do Teatro Goiânia e do Palácio Conde dos Arcos não apenas resgata o esplendor de dois importantes marcos arquitetônicos, mas também fortalece o papel fundamental das artes na construção da identidade e do legado cultural do país”, finaliza.

Postagens Recentes